Falso: As vacinas contra a COVID-19 são seguras e não há provas de que estejam a gerar ‘um aumento de mortes por cancro em jovens’

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Postagens estão circulando no X e no Facebook alegando que “jovens estão morrendo de câncer em taxas explosivas” no Reino Unido desde o lançamento das vacinas COVID-19. No entanto, isso é falso. Não há evidências de que a vacinação cause câncer ou outras doenças.
Postagens estão circulando no X e no Facebook alegando que “jovens estão morrendo de câncer em taxas explosivas” no Reino Unido desde o lançamento das vacinas COVID-19. Eles citam um relatório realizado por uma empresa de investimentos.

No entanto, isso é falso. Não há evidências de que a vacinação cause câncer ou outras doenças. A análise considera dados governamentais que não diferenciam se os pacientes que morreram por câncer foram vacinados ou não. 

Além disso, numerosos estudos científicos estabelecem que a sua aplicação é segura e eficaz. Segundo a Organização Mundial da Saúde, as vacinas contra o coronavírus salvaram 1,4 milhões de vidas só na Europa.

Estão a circular publicações nas redes sociais  alegando que “os jovens estão a morrer de cancro a taxas explosivas, mostram dados do governo do Reino Unido” e ligando o suposto fenómeno à vacinação contra a COVID-19. Essas publicações citam como fonte um relatório elaborado em outubro de 2023 pela Phinance Technologies , empresa que oferece assinaturas de serviços de análise e consultoria financeira.

O estudo utiliza números do Gabinete de Estatísticas Nacionais do Reino Unido para supostamente apoiar as suas conclusões. No entanto, essas afirmações são falsas. 

Os dados governamentais citados não demonstram que as vacinas contra a COVID-19 estejam relacionadas com o alegado aumento de mortes por cancro em jovens . Baseiam-se no número total de mortes ocorridas em Inglaterra e no País de Gales, de 2010 a 2021 e 2022 , e em nenhum momento diferenciam se os pacientes falecidos foram vacinados ou não. Especialistas apontam que o relatório da Phinance Technologies contém “graves erros estatísticos”…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷