Apurado pelo site Cotejo 🇻🇪
Por Osman Rojas Durán
No dia 15 de janeiro de 2024, Numan Molina, sacerdote, teólogo e jornalista, publicou em sua conta X (antigo Twitter) que com um crescimento de 5% no Produto Interno Bruto (PIB) a Venezuela era o país com maior crescimento econômico da América Latina. durante 2023.
Literalmente, Molina escreveu o seguinte: A Venezuela ultrapassou 5% do produto interno bruto em 2023. O maior crescimento na América Latina em meio a 930 medidas coercitivas unilaterais (sanções erroneamente denominadas). Isto não é dito pelas indústrias globais de comunicação. Tudo isso foi alcançado com nossos próprios esforços.
Só de pensar que atingimos 96% da produção nacional daquilo que consumimos, e isto em meio a um cerco internacional, já é motivo para olharmos positivamente para o futuro da Venezuela.
Embora não tenha citado fontes, o rastreamento do comunicado mostrou que Molina replicou alguns números fornecidos por Nicolás Maduro em 15 de janeiro de 2024 durante o relatório e conta perante a Assembleia Nacional. Segundo o presidente, o país teve o maior crescimento da América Latina e do Caribe. No entanto, o Banco Central da Venezuela (BCV) ainda não publicou o balanço de 2023.
A equipa jornalística da Cotejo.info e do Observatório Venezuelano de Fake News (OVFN) focou a lupa jornalística na afirmação que indica que “com um PIB de 5% a Venezuela teve o maior crescimento da América Latina” e, depois de rever uma série A partir de dados apresentados por organizações nacionais e internacionais, concluiu-se que se trata de uma meia verdade …
Veja a apuração completa no site Cotejo 🇻🇪