Apurado pelo site Cotejo 🇻🇪
Por César Heredia
No dia 2 de janeiro, o presidente venezuelano Nicolás Maduro publicou em seu canal no YouTube uma entrevista de mais de uma hora conduzida pelo jornalista espanhol Ignacio Ramonet. Lá ele fez uma espécie de balanço do ano de 2023 sobre diversos temas.
Ele dedicou aproximadamente 10 minutos ao setor econômico. Em resposta a uma pergunta de Ramonet, Maduro afirmou que a Venezuela tem 10 trimestres consecutivos de crescimento económico , sem dar mais detalhes.
“ Temos 10 trimestres de crescimento económico contínuo que começaram em 2021, no final de 2021, e conseguimos manter o crescimento no que defini como a agenda económica bolivariana ”, foi a sua frase exacta.
Revelou também percentagens de crescimento nos sectores agrícola (5%), indústria privada (4%), actividade comercial (4%), alimentação e bebidas (acima de 1,6%), actividade aquícola (20%), bem como na arrecadação de impostos. , carteira de crédito (91%) e oferta (97%).
A equipa do Cotejo.info focou a sua lupa na afirmação sobre os 10 semestres consecutivos de crescimento económico no país. A análise do discurso público mostrou que é mentira …
Veja a apuração completa no site Cotejo 🇻🇪