Apurado pelo site Snopes
Em 3 de fevereiro de 2024, o site The People’s Voice publicou um artigo com uma foto do ex-CEO da Microsoft, Bill Gates, e uma manchete que dizia: “Microsoft desativará computadores de usuários que compartilham ‘conteúdo não convencional’ online”.
A história afirmava: “A Microsoft anunciou planos para desativar os computadores de pessoas que compartilham conteúdo ‘não convencional’ online, em uma tentativa de combater a chamada ‘desinformação’ no período que antecedeu as eleições de 2024”.
O artigo foi compartilhado por vários usuários no Facebook , Truth Social e X , apenas para citar alguns dos sites e aplicativos onde o boato foi espalhado online.
No entanto, esse boato era falso e enganoso, apesar de uma etiqueta ao lado da manchete que dizia que a história havia sido “verificada”.
Um usuário comentou no artigo do The People’s Voice: “Seu título não tem absolutamente nenhum mérito com base nas informações que você fornece como contexto. Você está tentando enganar?”
Além disso, Gates, que deixou o cargo de CEO da Microsoft em 2000 e deixou o conselho da empresa em 2020, não foi mencionado nenhuma vez na história, apesar de aparecer na imagem abaixo da manchete…
Veja a apuração completa no site Snopes