Verificado: Nayib Bukele reeleito presidente de El Salvador com mais de 87% dos votos?

Apurado pelo site Snopes

Na segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024, os resultados provisórios da eleição presidencial de El Salvador mostraram que Nayib Bukele, o líder de 42 anos que estava no cargo desde 2019, venceu por uma vitória esmagadora em um segundo mandato histórico. Até que o tribunal superior de El Salvador decidisse em 2021 que os presidentes poderiam cumprir dois mandatos consecutivos , a constituição salvadorenha impedia os presidentes de cumprir mais de um mandato.

Nas horas que antecederam a divulgação dos resultados, rumores sobre a porcentagem exata de votos a favor de Bukele se espalharam por várias plataformas; muitos afirmaram que ele ganhou por 87% ou mais.

Embora não tivéssemos certeza de onde a primeira imagem acima se originou – um artigo do meio de comunicação argentino Memo afirmou que ela foi proveniente da Wikipedia duas horas antes do final da votação – descobrimos que o número era impreciso. De acordo com os resultados oficiais, ele também não ganhou 85%, até 4 de fevereiro, como afirmou Bukele em sua conta pessoal X (antigo Twitter) antes da divulgação dos resultados oficiais.

Apenas 70,25% dos votos haviam sido processados ​​até o momento desta redação, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) . Eles mostraram que o partido de Bukele, Nuevas Ideas (Novas Ideias), recebeu 1.662.313 votos, ou aproximadamente 83% de apoio…

Veja a apuração completa no site Snopes