Apurado pelo site UOL Confere
É falso que o ministro do STF Alexandre de Moraes tenha mandado apagar das redes de Bolsonaro um vídeo em que o senador Alessandro Vieira critica os salários de juízes.
Publicações usam uma vídeo com uma fala do senador Alessandro Vieira (MDB-SE) que é acompanhado da seguinte legenda: “O vídeo retirado é esse aqui. Esse foi o vídeo que o Alexandre de Moraes mandou apagar da página do Bolsonaro”.
No vídeo, o senador diz o seguinte: “O teto remuneratório no Brasil é de R$ 41.650,92 por mês – é o teto. Segundo levantamento do Conselho Nacional de Justiça, 94,8% dos magistrados brasileiros recebem acima do teto. Hoje – hoje – 95% dos magistrados brasileiros já recebem mais de R$ 41.650,92. Um segundo ponto que me chama a atenção é a argumentação com relação a risco, importância e relevância. Eu quero que alguém me justifique se o magistrado corre mais risco que o soldado da PM, que o enfermeiro do SUS, ou se ele tem piores condições de trabalho; esse magistrado que acabou de ter aprovado, pelo mesmo Conselho Nacional de Justiça, um novo benefício, de que, a cada três dias trabalhados, tem direito a um dia de folga remunerado – esse mesmo magistrado. E por último, Sr. Presidente, e não menos importante: toda essa conversa, no final, ao termo de todo esse esforço retórico, é mais um benefício, mais um privilégio para uma elite que não se envergonha de encostar a faca no pescoço do Parlamento para exigir essas vantagens. O nosso Poder Judiciário, na sua mais alta cúpula, perdeu completamente a vergonha, se descolou completamente da realidade. Eu estou falando de um Poder importantíssimo, essencial para a democracia, que merece todas as homenagens, mas que, num país de miseráveis, acha pouco ter 95% de seus integrantes recebendo acima do teto”.
Por que é falso
O vídeo usado no post recorta o trecho de uma fala do senador Alessandro Vieira durante a 49ª Reunião Ordinária da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado no dia 22 de novembro de 2023. É possível verificar a transcrição da fala do senador nas notas taquigráficas da casa legislativa (veja aqui). O vídeo da fala do senador também está disponível no site do Senado (veja aqui), assim como a íntegra da sessão (aqui).
Este conteúdo também foi checado por Lupa…
Veja a apuração completa no site UOL Confere