Falso: É falso que operação contra Carlos Bolsonaro foi autorizada após live de Bolsonaro

Apurado pelo site Lupa

Circulam na internet publicações sugerindo que a operação de busca e apreensão contra o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) teria sido solicitada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em represália à live realizada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no dia anterior à operação da Polícia Federal. É falso. 

Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“Após ser humilhado em live, nini [Lula] aciona seu capacho [Alexandre de Moraes]Povo brasileiro manda recado para o PT ‘Apenas criminosos são presos como vc foi lulu’”

O pedido de busca e apreensão contra Carlos Bolsonaro foi autorizado um dia antes da live, em 27 de janeiro de 2024, como mostra a decisão assinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que é relator do caso. A ação também já tinha recebido um parecer favorável da Procuradoria Geral da República (PGR) em 25 de janeiro de 2024. A live ocorreu no dia 28…

Veja a apuração completa no site Lupa