Apurado pelo site Lupa
Circula pelas redes sociais um vídeo no qual uma mulher afirma que não existe surto de dengue grave — anteriormente chamada de dengue hemorrágica — no Brasil. A autora sugere que pessoas que foram vacinadas contra a Covid-19 teriam sofrido microlesões em órgãos e que essa seria a causa de hemorragia, não a dengue. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
“Só vai se ferrar quem foi cobaia [da vacina]. Se você observar […], [a vacina] causa microlesões nos órgãos, causando hemorragia interna, que é a mesma coisa da dengue hemorrágica, né? […][A vacina tem] microlâminas, causando microlesões nos seus órgãos. Uma coisa bem discreta pra não levantar suspeita. Quando você vai sentir um sintoma, você já está com uma hemorragia muito grande que leva a crer que é a dengue hemorrágica.”
As vacinas contra a Covid-19 não contêm microlâminas capazes de causar microlesões em órgãos. Todos os imunizantes até hoje aprovados em todo o mundo contêm apenas componentes que induzem o organismo a gerar uma resposta imune em caso de infecção pelo Sars-CoV-2…
Veja a apuração completa no site Lupa