Apurado pelo site Lupa
Circula pelas redes sociais que o chá da folha de mamão cura a dengue em três dias. A solução milagrosa é apresentada em um vídeo no qual duas pessoas — um biólogo especialista em plantas medicinais e uma aluna de um curso sobre plantas medicinais — afirmam que a folha de mamão é “uma resposta verdadeira” e salva vidas, inclusive casos de dengue hemorrágica, nome dado à forma mais grave da doença.
Segundo a gravação, o chá da folha de mamão estimula a hematopoiese na medula óssea e, com isso, aumenta a produção de células sanguíneas, incluindo plaquetas. Esse processo, diz uma das pessoas, cura a dengue hemorrágica. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
“(…) Minha amiga aqui, médica, ela em uma semana pegou dengue, entrou pra fase hemorrágica, foi internada no hospital, tomou tudo o que tinha pra tomar no hospital e morreu de hemorragia. Se ela tivesse tomado o chá de folha de mamão, será que eu não teria tido uma resposta melhor no organismo dela? Será que ela não teria resolvido? Sim, quando você olha as pesquisas científicas que foram realizadas na Malásia e nas Filipinas, foram tratados casos de dengue hemorrágica com folha de mamão. (…) A hemorragia vem da falta de plaqueta, então é por isso que funciona. Ele [o chá de folha de mamão] vai estimular a hematopoese lá na medula óssea, aumentando a produção de células sanguíneas, inclusive plaquetas. Então, sim folha de mamão é uma resposta verdadeira e salva vidas (…)”..
Veja a apuração completa no site Lupa