Falso: Projeto Bolsa Sopão é ideia de senador, não do governo Lula

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) propôs um projeto chamado Bolsa Sopão. O vídeo difundido por peças de desinformação relaciona a “picanha” — citada por Lula durante a campanha — a um projeto do senador Alexandre Giordano (MDB-SP) que sugere aproveitar alimentos da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) a fim de oferecer refeições a pessoas em condição de vulnerabilidade. Giordano tenta viabilizar a ideia desde 2021, quando a sugeriu ao então presidente Jair Bolsonaro (PL), do qual era aliado à época, mas ela nunca saiu do papel.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 35 mil visualizações no Kwai e 14 mil visualizações no TikTok até a tarde desta sexta-feira (2).

É falso que o governo Lula propôs um projeto denominado Bolsa Sopão, como fazem crer publicações nas redes. No vídeo difundido pelas peças de desinformação aparece o senador Alexandre Giordano (MDB-SP), idealizador do projeto social, durante um ato político de apoio à candidatura de Lula em São Paulo, em 5 de outubro de 2022. Na ocasião, Giordano falou sobre a proposta, que já havia sido apresentada em maio de 2021 para o então presidente Jair Bolsonaro (PL), de quem o senador foi aliado. Até hoje, o projeto não saiu do papel.

A iniciativa teria como objetivo reaproveitar alimentos da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) que perderam os padrões de comercialização, mas que ainda são bons para o consumo humano, e transformá-los em sopas para serem distribuídas nas comunidades mais vulneráveis da capital paulista…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos