Falso: Se o Texas disser: ”Não queremos mais fazer parte da América’… essa é a decisão deles a tomar’.

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

A candidata presidencial republicana Nikki Haley disse recentemente que acredita que os estados deveriam ter o direito de fazer o que os seus residentes querem – mesmo que isso signifique separar-se dos Estados Unidos.

Em um episódio de 31 de janeiro do programa de rádio “The Breakfast Club”, o apresentador Charlamagne tha God perguntou a Haley sobre a disputa de fronteira do Texas com o governo federal e se ela ainda acredita que os estados têm o direito de se separar, apontando para seus comentários anteriores sobre o assunto. .

No programa de rádio, Haley reconheceu que o Texas não vai se separar, mas disse: “Se o Texas decidir que quer fazer isso, eles podem fazer isso. … Se todo o estado disser: ‘Não queremos fazer parte de América mais’, quero dizer, essa é a decisão deles a tomar.” 

Mais tarde, Haley voltou atrás em seus comentários em uma entrevista à CNN em 4 de fevereiro , dizendo que a Constituição não permite que os estados se separem. A campanha de Haley não respondeu ao pedido de comentários do PolitiFact…

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸