Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
JOANESBURGO. Uma coligação de organizações de comunicação social, apoiada pela Google News Initiative e liderada pela Africa Check, está a trabalhar para combater a desinformação antes das eleições sul-africanas.
A África do Sul prepara-se para eleições nacionais cruciais em 2024, trinta anos desde que se tornou uma democracia constitucional.
No que se prevê ser uma grande remodelação do cenário político, espera-se que um número recorde de partidos políticos concorra.
À medida que formulam as suas estratégias para convencer os eleitores de que podem criar empregos, fornecer serviços e infra-estruturas e governar eficazmente, os sul-africanos em todo o país terão de lidar com um influxo de informação, algumas delas precisas e outras não.
Para ajudar os eleitores a interagir de forma crítica com a informação e a tomar decisões informadas na cabine de votação, vários meios de comunicação social e organizações da sociedade civil estão a unir forças para criar uma coligação de verificação de factos com o apoio financeiro da Google News Initiative …
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦