Verificado: Vídeo não mostra cargueiro americano atingido por míssil no Iêmen

Apurado pelo site UOL Confere

Um vídeo de uma embarcação pegando fogo tem sido compartilhado como se fosse de um cargueiro americano atingido por um míssil no Iêmen, mas gravação mostra, na verdade, a explosão de um petroleiro no Sri Lanka ocorrida em 2021.

O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O vídeo, que mostra uma embarcação pegando fogo, é acompanhado da seguinte legenda: “Navio cargueiro americano que foi atingido por míssil na costa do Iêmen uma hora atrás”.

O vídeo é verdadeiro, mas não mostra um cargueiro americano atingido recentemente por um míssil no Iêmen. Pela busca reversa no Google Lens (confira aqui) é possível identificar matérias em jornais e agências de notícias brasileiros e internacionais com a imagem, que relatam uma explosão no Sri Lanka em 2021. A embarcação carregava petróleo e contêineres (veja aqui na agência RFI, aqui no The Sun e aqui na Reuters).

Explosão em embarcação em 2021 foi em decorrência de vazamento de ácido, explicou Tim Hartnoll, presidente executivo da X-Press Feeders, dona do navio (aqui). O executivo ressaltou que a tripulação detectou o problema enquanto estava no Mar da Arábia, a milhares de quilômetros de distância do Sri Lanka, e que o capitão do navio solicitou o descarregamento dos contêineres em dois portos, mas não foi autorizado.

Um cargueiro americano foi atingido por míssil de grupo do Iêmen na última segunda-feira (15). Rebeldes do grupo houthis, do Iêmen, aliados ao Hamas, atingiram um navio americano no Golfo de Áden (veja aqui, ).

Nas últimas semanas, os huthis têm feito uma série de ataques a embarcações internacionais que consideram vinculadas a Israel no Mar Vermelho. Os ataques, feitos em solidariedade aos habitantes de Gaza (veja aqui), afetam o tráfego marítimo numa região fundamental para o comércio global.

Este conteúdo também foi checado por Aos Fatos..

Veja a apuração completa no site UOL Confere