Falso: Ministra Anielle Franco não atribuiu chuvas a racismo ambiental

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, disse que a culpa das chuvas seria o “racismo ambiental e climático”, como afirmam publicações nas redes. Ela, na verdade, tuitou que essa expressão seria uma das explicações por trás da tragédia causada pelas enchentes no Rio de Janeiro, uma vez que as zonas mais atingidas eram locais mais pobres e, segundo a ministra, com população majoritariamente negra.

Publicações com a fala descontextualizada acumulavam mais de 5.000 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta terça-feira (16).

Em uma tentativa de ridicularizar a ministra Anielle Franco, publicações nas redes sociais têm distorcido uma afirmação dela sobre as fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro no último final de semana. As peças sugerem que a ministra teria culpado o “racismo ambiental” pelo grande volume de água que caiu na região, o que não é verdade.

Na manhã de domingo (14), Franco publicou no X (ex-Twitter) que estava “acompanhando os efeitos da chuva de ontem nos municípios do Rio e o estado de alerta com as iminentes tragédias, fruto também dos efeitos do racismo ambiental e climático” (veja abaixo)…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos