Falso: É falso que vídeo mostra cargueiro americano atingido por míssil na costa do Iêmen

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que um vídeo que mostra uma embarcação em chamas registra o momento em que um cargueiro americano foi atingido por um míssil na costa do Iêmen na última segunda-feira (15). As imagens, na realidade, foram gravadas no litoral do Sri Lanka em 2021 e retratam um navio singapurense que foi destruído por um incêndio resultante do mau acondicionamento da carga.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 15 mil visualizações no TikTok até a tarde desta terça-feira (16), além de centenas de curtidas e compartilhamentos no Instagram e no Facebook.

Posts nas redes têm compartilhado um vídeo antigo de um navio cargueiro sendo destruído por um incêndio como se fosse um registro do ataque recente ocorrido contra uma embarcação americana na costa do Iêmen. As imagens mostram o navio cargueiro X-Press Pearl, de Singapura, que foi destruído pelas chamas na costa do Sri Lanka em maio de 2021.

A combustão no cargueiro, que transportava produtos químicos, começou em um contêiner que continha ácido nítrico — o produto pode causar explosões quando em contato com materiais orgânicos e inorgânicos. Nenhum membro da tripulação se feriu. Na época, Tim Hartnoll, presidente-executivo da X-Press Feeders, proprietária da embarcação, afirmou que o incêndio foi causado pelo mau acondicionamento da carga…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos