Falso: Lula não criou poupança para todos os estudantes de ensino médio da rede pública

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que todos os estudantes de escolas públicas matriculados no ensino médio poderão ser beneficiados pela poupança criada pelo programa Pé de Meia, sancionado na última terça (16) pelo governo Lula (PT). As publicações que fazem essa afirmação omitem que o auxílio será destinado apenas a jovens cujas famílias estão inscritas no CadÚnico (Cadastro Único). Também foram estabelecidos critérios para o acesso ao benefício, como frequência escolar e aprovação no ano letivo.

A informação enganosa consta em publicações que acumulavam mais de 120 mil curtidas no Instagram e além de milhares de compartilhamentos do X (ex-Twitter) até a tarde desta quarta-feira (17).

São enganosas as publicações que alegam que a lei nº 14.818/2024, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na última terça-feira (16), determina que todos os estudantes da rede pública poderão sacar R$ 10.200 quando concluírem o ensino médio. Para ser elegível ao programa Pé de Meia, o estudante deve fazer parte de uma família inscrita no CadÚnico. Como haverá um teto de gastos, terão prioridade aqueles cujas famílias tenham renda de até R$ 218 por pessoa.

Além disso, alguns requisitos devem ser cumpridos para que o beneficiário permaneça no programa:..

Veja a apuração completa no site Aos Fatos