Falso: ‘O plano de Haley corta os benefícios da Previdência Social para 82% dos americanos.’

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

O ex-presidente Donald Trump continua a atacar a posição de Nikki Haley sobre a Previdência Social enquanto tenta obter apoio dela em New Hampshire antes das primárias presidenciais do estado em 23 de janeiro.  “Foi prometido aos americanos uma aposentadoria segura. O plano de Nikki Haley acaba com isso”, diz um narrador em um novo anúncio da campanha de Trump que vai ao ar no Granite State. “O plano de Haley corta os benefícios da Previdência Social para 82% dos americanos.”  O comercial de 30 segundos apresenta pessoas mais velhas e um clipe de Haley, ex-embaixadora de Trump na ONU, respondendo a uma pergunta sobre como ela abordaria os programas de benefícios. “Dizemos que as regras mudaram”, diz Haley no anúncio. “Mudamos a idade de reforma para reflectir a esperança de vida. O que sabemos é que 65 anos é muito baixo e precisamos de aumentar esse valor.”

Uma imagem do anúncio da campanha de Donald Trump para 2024, “Ameaça vinda de dentro”. (Captura de tela do YouTube)

Sabemos por uma verificação de fatos anterior que falta contexto neste trecho da citação de Haley ; Haley especificou que as regras deveriam mudar para os americanos mais jovens, e não para os beneficiários atuais ou iminentes.

Mas será que o seu plano, como afirma este novo anúncio de Trump, cortaria os benefícios da Segurança Social para 82% dos americanos – ou cerca de 272 milhões de pessoas?..

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸