Apurado pelo site Fato ou Fake
Especialistas independentes consultados pelo Fato ou Fake analisaram o aplicativo e asseguram que ele não viola a privacidade dos cidadãos.
Circulam nas redes sociais mensagens que afirmam que o aplicativo “Celular Seguro”, lançado pelo governo federal para facilitar o bloqueio de aparelhos roubados, é um programa espião criado para invadir a privacidade dos brasileiros . É #FAKE.
selo fake — Foto: g1
Uma das mensagens falsas diz: “Atenção: melhor perder um celular do que sua liberdade. O aplicativo que o governo federal, mais precisamente o Ministério da Justiça lançou é, na verdade, uma armadilha para todos nós brasileiros de bem. O aplicativo passa a controlar todo o seu celular, inclusive todas as mensagens trocadas em redes sociais que você utiliza. Ele abre uma porta, inclusive, para que o governo sequestre suas redes sociais, sua lista de contatos e tudo mais que você faz, de maneira privada, no seu celular. O aplicativo fica com acesso ao seu microfone, sua câmera e seu número na operadora. Uma vez instalado, você passa totalmente para as mãos do Ministério da Justiça e fica totalmente exposto para qualquer ação que possa ser direcionada para você. Essa foi a maneira criminosa que eles encontraram no apagar das luzes de 2023 com a saída do Dino, para controlar as redes sociais, como o próprio havia prometido. As redes sociais não iriam colaborar da forma que eles queriam para expor a privacidade dos seus usuários. Não instale o aplicativo no seu celular. Melhor perder o celular do que sua liberdade. Encaminhe essa mensagem para seus familiares e amigos e compartilhe com outros grupos. A fatura chegou.”
Outra mensagem falsa diz: “Não baixe o novo aplicativo “celular seguro” do governo Lula. Se trata de um spyware, um aplicativo que tem controle total sobre seu celular e seus dados. Repassem.” Também circulam vídeos em que protagonistas abordam o mesmo conteúdo.
As mensagens falsas passaram a circular logo depois que o Ministério da Justiça lançou, em dezembro de 2023, o aplicativo e o site Celular Seguro, para facilitar o bloqueio de aparelhos roubados e inibir esse tipo de crime. A ferramenta é uma “ponte” para acionar a operadora do celular para bloquear a linha e bancos para impedir o acesso indevido a aplicativos e contas bancárias. O usuário deve preencher um cadastro e usar o perfil gov.br. Caso haja perda ou roubo do celular, a ocorrência deve ser comunicada. É possível registrar “pessoas de confiança” para notificar …
Veja a apuração completa no site Fato ou Fake