Apurado pelo site Estadão Verifica
Tribunal propôs regulamentação para coibir desinformação com inteligência artificial, mas pesquisadores apontam desafio para punir infratores e para colaborar com plataformas de redes sociais
Coibir o uso de inteligência artificial (IA) para espalhar desinformação nas eleições será um desafio para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) este ano. Segundo especialistas consultados pelo Estadão Verifica, a maior dificuldade é fiscalizar e punir o uso indevido da tecnologia em perfis de campanha não oficiais. Outra barreira a transpor é a de colaboração com as plataformas de mídias sociais.
O TSE discute neste mês a regulamentação do uso de IA em propagandas eleitorais. A proposta define regras para o uso da tecnologia nas eleições e estabelece a obrigatoriedade de aviso em conteúdos fabricados ou manipulados. O texto é parte de um conjunto de regras para o pleito municipal que será submetido a audiências públicas no fim de janeiro.
O Estadão Verifica explicou o que há de novo em relação à propaganda eleitoral e consultou a opinião de especialistas sobre o tema…
Veja a apuração completa no site Estadão Verifica