Falso: É falso que traficantes roubaram caminhão do Corpo de Bombeiros e pediram R$ 500 mil de resgate

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que um vídeo mostra traficantes dançando sobre um caminhão roubado do Corpo de Bombeiros de São Paulo, como afirmam peças de desinformação nas redes. A instituição desmentiu as alegações em nota e disse que as imagens mostram o momento em que pessoas que comemoravam o Ano Novo em Peruíbe (SP) subiram em um veículo oficial. Depois da gravação, o grupo desceu do carro, e os bombeiros prosseguiram com os atendimentos normalmente.

O vídeo descontextualizado acumula mais de 2.000 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook. As peças de desinformação também circulam no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Publicações nas redes têm compartilhado um vídeo em que pessoas dançam sobre um caminhão do Corpo de Bombeiros para alegar que se trata de um registro do momento em que traficantes roubaram o veículo. Ainda segundo as peças de desinformação, os supostos criminosos teriam pedido R$ 500 mil à corporação para devolver o caminhão. Nada disso, no entanto, é verdade.

O vídeo foi gravado em Peruíbe (SP) na madrugada do dia 1º de janeiro deste ano. Em nota, o Corpo de Bombeiros de São Paulo afirmou que, na ocasião, a corporação foi acionada para combater um incêndio em uma avenida da cidade. No percurso, no entanto, havia trechos em que pessoas estavam aglomeradas para comemorar o Ano Novo, e, em determinado momento, um desses grupos subiu no veículo oficial e começou a dançar…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos