Apurado pelo site Aos Fatos
O jornalista Paulo Henrique Amorim (1942-2019) não se referia ao governo Lula (PT) quando disse, em vídeo, que uma “quadrilha” havia assaltado o poder no Brasil. A gravação, que tem sido compartilhada de maneira descontextualizada nas redes, foi feita em 2017 e criticava a gestão de Michel Temer (MDB).
O vídeo enganoso acumulava mais de 30 mil visualizações no Kwai e centenas de visualizações no TikTok até a tarde desta segunda-feira (15).
Publicações nas redes têm compartilhado um vídeo antigo em que o jornalista Paulo Henrique Amorim afirma que o governo federal foi “assaltado por uma quadrilha”. De modo enganoso, os posts sugerem que ele estaria criticando a atual gestão de Lula. A fala em questão foi publicada no canal do YouTube TV Afiada em 24 de fevereiro de 2017, época em que o petista ainda estava preso. Na ocasião, Amorim se referia ao governo Temer.
É possível verificar, no vídeo completo, trechos em que o jornalista faz claras críticas a Temer e a seus aliados e menciona fatos do noticiário da época:..
Veja a apuração completa no site Aos Fatos