Falso: Vídeo de homem enchendo galão em chafariz não prova que Nordeste está sem água

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que uma cidade do Nordeste teve o abastecimento de água cortado pelo governo Lula (PT), como afirma um homem não identificado que aparece em vídeo enchendo um galão em um chafariz eletrônico. A gravação que tem circulado nas redes foi feita em Currais Novos (RN), município que não recebe as águas da transposição do São Francisco. Tanto a prefeitura local quanto a Caern (Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte) negaram que a região esteja desabastecida.

A alegação mentirosa acumulava mais de 300 mil visualizações no TikTok e 2.000 curtidas no Instagram até a tarde desta sexta-feira (12).

Em vídeo que circula nas redes, um homem não identificado mente ao alegar que o município de Currais Novos (RN) estaria sem abastecimento de água por determinação do governo federal. De acordo com o autor da gravação, que aparece enchendo um galão em um chafariz eletrônico, a população do município só tinha acesso a água caso pagasse pelo recurso, o que não é verdade. Tanto a Caern quanto a prefeitura negaram as afirmações.

No início da gravação, é possível ver que as imagens foram gravadas próximo a um estabelecimento identificado como Mercadinho Santa Rita. Em pesquisa nas redes pelo nome do mercado e pelo número de telefone que aparece na placa, Aos Fatos verificou que o local registrado na filmagem é o município de Currais Novos…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos