Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
Nós, verificadores de fatos, às vezes ficamos perplexos quando ouvimos reivindicações de políticos. E quando o governador da Flórida, Ron DeSantis, disse na prefeitura de Concord, New Hampshire, que os dólares dos impostos dos EUA “foram destinados a promover o transgenerismo em Bangladesh”, tivemos um desses momentos. Em janeiro, ouvimos ele dizer isso novamente em Iowa. A que se referia o candidato presidencial republicano?
A população de Bangladesh há muito inclui uma comunidade de pessoas que se identificam como “terceiro gênero”, às vezes chamadas de “hijra”. Durante séculos, desempenharam um papel na vida religiosa nas comunidades do Sul da Ásia, mas foram criminalizados durante a colonização britânica, que durou de 1757 a 1947.
Na última década , o governo do Bangladesh tomou medidas para reduzir a discriminação contra pessoas do terceiro género, reconhecendo legalmente uma categoria de terceiro género e abrindo oportunidades de emprego.
Qual é o papel dos Estados Unidos? A equipe de DeSantis apontou o PolitiFact para a ajuda externa dos EUA que foi concedida a organizações locais de Bangladesh de 2018 a 2020 que apoiavam comunidades com diversidade de gênero. O programa visava, em parte, aumentar a consciência das pessoas do terceiro género sobre os seus direitos e promover o acesso à assistência jurídica. A USAID escreveu que o seu apoio ajudou a “mobilizar” e a adicionar uma opção de terceiro género ao censo nacional do Bangladesh em 2021. Outra ronda de financiamento foi concedida em 2022…