Verificado: Agência petrolífera da Nigéria nega afirmações nas redes sociais de que os preços dos combustíveis duplicarão em 2024

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

RESUMO: Em 2023, a NNPC Limited aumentou os preços dos combustíveis duas vezes depois que um subsídio muito contestado caiu. Mas afirma que não há planos para aumentar ainda mais os preços, contrariamente às afirmações que circulam nas redes sociais. 

Antes disso, o combustível era vendido a N200 por litro. Após a eliminação do subsídio, os preços subiram duas vezes naquele ano. Em julho, os preços variavam de N598 a N617 por litro, dependendo do local de compra.

As tarifas de transporte aumentaram durante a época festiva de Dezembro, na sequência de relatos de escassez de combustível e aumentos de preços.

As alegações de um combustível mais caro ressurgiram em janeiro de 2024, com alguns utilizadores das redes sociais a dizer que o preço irá duplicar. Isto teria um impacto significativo no custo de vida, bem como provavelmente causaria uma corrida para comprar combustível.

Uma postagem no Facebook diz: “Gasolina será vendida por 1.200 o litro”…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦