Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Circula no Facebook um vídeo com um texto que diz que ocorreu um tiroteio no Centro Histórico de Quito, a poucos metros do Palácio do Governo do Equador, mas é falso. A Polícia Equatoriana negou em seu relato oficial do X que tenha havido tiroteio. Essa desinformação também foi verificada por outros sites de checagem de fatos.
Circula no Facebook um vídeo com um texto que diz que ocorreu um tiroteio no Centro Histórico de Quito, a poucos metros do Palácio do Governo do Equador, mas isso é falso.
A Polícia Equatoriana negou em seu relato oficial do X que tenha havido tiroteio. Segundo a Agência EFE, 700 soldados e 400 policiais guardavam a área do Palácio do Governo e o centro histórico de Quito na quarta-feira, 10 de janeiro.
Essa desinformação também foi verificada por outros sites de checagem de fatos.
Está circulando no Facebook um vídeo no qual é possível ver como um grupo de soldados e policiais impede a passagem de civis colocando cercas na rua. “Acaba de ocorrer um tiroteio no Centro Histórico de Quito, a poucos metros do Palácio do Governo do Equador”, diz o texto que acompanha o vídeo. A gravação começou a circular em decorrência da profunda crise no Equador. Na última terça-feira , o presidente Daniel Noboa declarou um “conflito armado interno” após ações violentas de grupos do crime organizado.
No entanto, isso é falso. A Polícia Equatoriana negou em seu relato oficial do X que tenha havido tiroteio. “Dada a informação que circula nas redes sociais sobre um alegado tiroteio perto do Palácio do Governo em #UIO, é FALSA”, notaram.
..
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷