Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
O vídeo remonta a 2016 e o evento ocorreu em Türkiye. A mesma gravação circulou como se fosse no México em 2019 e em 2023.
Um vídeo de tanques militares entrando nas ruas de uma cidade está circulando nas redes sociais, e as publicações indicam que se trata de uma filmagem atual no Equador. No entanto, isso é falso.
O vídeo remonta a 2016 e o evento ocorreu em Türkiye. A mesma gravação circulou como se tivesse sido gravada no México, em 2019 e em 2023.
Voltou a circular depois que o presidente do Equador, Daniel Noboa, declarou a existência de um “conflito armado interno” após a invasão de um grupo de homens armados na rede TC Televisión e na Universidade de Guayaquil.
Um vídeo está circulando _ Porém, isso é falso: o vídeo é de 2016 e foi gravado na Turquia.
“URGENTE: Tanques de guerra das Forças Armadas do Equador entram em Guayaquil para dar segurança à população e combater grupos terroristas”, dizem as publicações virais que alcançaram mais de 1 milhão de visualizações e 25 mil “curtidas”.
Os vídeos também foram verificados pela Factchequeado , a aliança do Chequeado com Maldita.es , e outros verificadores de fatos internacionais, como Reuters , AFP e Newtral …
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷