Falso: Uma astronauta da NASA sabotou a ISS porque queria voltar para casa?

Apurado pelo site Snopes

Em 2018, a questão de saber se um buraco tinha sido intencionalmente perfurado na nave espacial russa Soyuz MS-09 por um sabotador desencadeou uma investigação liderada pela agência espacial russa, Roscosmos.

Iterações da afirmação apareceram no X e em uma postagem do Reddit no subtópico Teoria/”Conspiração”👀 em agosto de 2023, que afirmava que a astronauta “estava com ciúmes e paranóica sobre o que seu namorado estava fazendo na Terra, então ela sabotou [d] todo o espaço estação” (arquivado aqui ).

Mas isso realmente aconteceu? Depende de quem você perguntar. A mídia russa repetiu um boato infundado de que Serena Auñón-Chancellor, uma astronauta da NASA, havia perfurado intencionalmente um buraco na espaçonave russa. A NASA contestou publicamente o boato.

Vamos começar pelas origens dessa fofoca.

O Soyuz MS-09 é um foguete russo lançado do Cazaquistão em 6 de junho de 2018. Três membros da tripulação – Auñón-Chanceler da NASA, o cosmonauta russo Sergey Prokopyev e o astronauta da Agência Espacial Europeia Alexander Gerst – foram transportados pela espaçonave para o Aeroporto Internacional. Estação Espacial Internacional (ISS) em junho, como parte de uma missão de seis meses que terminaria em 20 de dezembro de 2018…

Veja a apuração completa no site Snopes