Cinco fatos sobre a relação comercial entre Argentina e Brasil

O Brasil é o país que mais importa produtos argentinos, há 3 décadas. Mas a balança comercial costuma ser negativa para a Argentina.

Apurado pelo site Chequeado

O Presidente da Nação, Alberto Fernández, recebeu o colega Lula da Silva para a assinatura de acordos de cooperação entre os dois países.

O Brasil é o país que mais importa produtos argentinos, há pelo menos 3 décadas. Mas em 19 dos últimos 30 anos a balança comercial foi negativa para a Argentina.

Nesta nota contamos o que vendemos para o Brasil, o que compramos dele e quais são as províncias argentinas que mais exportam produtos para o país vizinho.

Os presidentes Alberto Fernández (Argentina) e Luiz Inácio “Lula” da Silva (Brasil) se reuniram esta semana para assinar acordos de cooperação e em vésperas da Cúpula da CELAC em Buenos Aires. Foi o primeiro encontro bilateral entre os dois como líderes de seus respectivos países.

Nesta nota contamos sobre a relação comercial entre Brasil e Argentina, o que exportamos e o que importamos deste país e como está a balança comercial .

Conforme explicado nesta nota , o Brasil é o país que mais importa produtos argentinos, há pelo menos 3 décadas . O auge dessa relação foi em 2011, quando o Brasil comprou US$ 17,318 milhões, 24% das exportações argentinas. Naquele ano triplicou a participação de mercado dos importadores chineses, que vinham em segundo lugar. Em 2021, o vizinho sul-americano importou US$ 11,767 milhões da Argentina, quase o dobro da China…

Veja a apuração completa no site Chequeado