Verificado: María Claudia ‘Caya’ Daza não garantiu que se entregaria ao FBI para revelar a ‘Ñeñepolítica’

Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴

No dia 2 de janeiro , o

“ ‘É com tristeza que devo dizer-lhes que embora tenha saído da Colômbia e ido para os Estados Unidos para proteger minha vida, hoje, aquele que foi meu mentor, meu melhor amigo e a quem servi por muitos anos, o senhor Álvaro Uribe Vélez, está ameaçando eu com a morte. Vou me entregar ao FBI e revelar o que aconteceu com Neñe.’ -Cayita Daza. ”

Ambos os usuários foram alvo de nossas verificações no passado por criarem ou difundirem desinformação favorável ao governo de Gustavo Petro e contra a oposição ( 1 , 2 ).

Neste caso, @Eclides3, cuja publicação acumulou 111 mil visualizações e 3.437 curtidas, escreveu: “ Se Cayita quiser cantar, acabou o concerto criminoso do uribato ”. @AlfredodelaA, por sua vez, disse: “ Essa afirmação que encontrei de Cayita Daza é verdadeira? O que não há dúvida é que nenhuma testemunha pode depor contra Uribe, estão todos mortos ”, e sua publicação tem 2.956 visualizações até o momento.

Há uma semana, a imagem havia sido publicada no X pela conta @ibm1955 no dia 22 de dezembro, junto com o texto “isso é verdade?” A partir daí, foi replicado no Facebook e no Instagram …

Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴