Falso: Luigi Pisella: O relaxamento das sanções contra a Chevron conseguiu estabilizar a inflação em um dígito

Apurado pelo site Cotejo 🇻🇪

Por Keren Torres Bravo

A Venezuela continua em primeiro lugar como o país com a inflação mais alta do mundo. Segundo números publicados no site do Fundo Monetário Internacional (FMI), o país fecharia com uma inflação de 360% em 2023, acima de nações como o Zimbabué (314,15%) e o Sudão (256,2%). Embora a percentagem tenha diminuído desde que a Venezuela saiu da hiperinflação em Dezembro de 2020, a economia ainda não se estabilizou.

As causas da inflação e da hiperinflação são multifatoriais, como argumentaram os especialistas económicos; Contudo, um tema que tem sido recorrente entre os analistas nacionais e internacionais são as sanções económicas dos Estados Unidos contra a Venezuela. Autoridades do governo de Nicolás Maduro apontaram em diversas ocasiões que estas limitações causaram a crise humanitária do país. 

Luigi Pisella, presidente da Conindustria, falou sobre esse tema em entrevista que concedeu no dia 23 de novembro de 2023, no programa Primera Página , transmitido pelo canal Globovisión. Do minuto 9h32 às 9h57 ele disse o seguinte:

“Há algum tempo falámos sobre a questão do relaxamento das sanções, porque as sanções prejudicaram o país como tal e não o governante, por isso fizemos um esforço nesse sentido. Isso foi visto com o Efeito Chevron, que conseguiu estabilizar a inflação em um dígito, sim, a mais alta do mundo, mas pelo menos está estável, agora imagine se o resto das empresas entrarem em cooperação com a PDVSA “, ele afirmou.Pisella.

No entanto, a verificação deste discurso público mostrou que a afirmação é mentira , segundo os dados apurados pela equipa jornalística do Cotejo.info. Embora durante oito meses de 2023 a inflação tenha atingido um dígito por mês, os analistas explicam que a razão não se deve apenas ao relaxamento das sanções petrolíferas…

Veja a apuração completa no site Cotejo 🇻🇪