Falso: É falso que Lula recusou vacina japonesa contra a dengue para esperar imunizante nacional

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que o governo Lula (PT) se recusou a comprar a vacina japonesa contra a dengue QDenga no ano passado para esperar que o Instituto Butantan produzisse um imunizante nacional contra a doença. A vacina produzida pela farmacêutica Takeda foi incorporada ao SUS (Sistema Único de Saúde) em dezembro de 2023.

Publicações com a alegação enganosa acumulavam 2.000 compartilhamentos no Twitter e milhares de visualizações no TikTok até a tarde desta quarta-feira (3).

São mentirosas as publicações que afirmam que o governo Lula teria rejeitado a compra da vacina japonesa QDenga para aguardar a produção de um imunizante nacional, que seria concluído apenas em 2025 pelo Instituto Butantan. Os posts que fazem essa alegação reciclam uma desinformação antiga e omitem que o governo federal incorporou a QDenga ao SUS (Sistema Único de Saúde) no ano passado.

Após passar por várias etapas de análise, o imunizante japonês passou a integrar o PNI (Programa Nacional de Imunizações) em dezembro de 2023. Vale ressaltar que, dado o número restrito de doses ofertadas pela Takeda, o governo afirmou que irá atender apenas regiões e públicos prioritários. A vacinação pelo programa federal ainda não foi iniciada. O imunizante, no entanto, passou a ser aplicado nesta quarta-feira (3) em Dourados (MS), cidade que realizou parceria com a farmacêutica japonesa…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos