Verificado: ‘Quase um milhão de pessoas, a maioria democratas, foram expulsas dos cadernos eleitorais aqui na Florida’ devido aos esforços para colocar uma proposta de alteração sobre o acesso ao aborto nas eleições estaduais de 2024.

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

Os defensores do direito ao aborto na Flórida estão esperançosos de que nas eleições de novembro apareça uma questão que permitirá aos eleitores garantir o direito ao aborto. Mas se você acredita em um vídeo do TikTok, as autoridades eleitorais conspiraram para impedir a aprovação, expulsando os democratas dos cadernos eleitorais.

O usuário do TikTok disse que os dados dos cadernos eleitorais da Flórida mostraram que “quase um milhão de pessoas, a maioria democratas, foram expulsos dos cadernos eleitorais”.

O orador, que não respondeu à nossa mensagem, disse no vídeo que meio milhão de democratas foram “expurgados” dos cadernos eleitorais “porque sabem que as mulheres da Florida estão prestes a incluir o direito ao aborto na Constituição em 2024”. 

Um usuário do TikTok nos marcou nos comentários para verificar se isso é verdade, então investigamos. (Temos uma parceria separada com a TikTok para analisar vídeos sinalizados como possível desinformação.)..

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸