Apurado pelo site Estadão Verifica
Postagens no WhatsApp e Facebook utilizam inteligência artificial para manipular imagens e voz da empresária, espalhando desinformação
O que estão compartilhando: vídeos compartilhados no WhatsApp e Facebook afirmam que lojas da Magalu faliram e que a empresa está vendendo eletrônicos, como celulares e televisões, por menos de R$ 100. Em um dos vídeos, a empresária Luiza Trajano aparece pedindo que os clientes comprem na magazine.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Os conteúdos que circulam nas redes sociais foram adulterados com inteligência artificial. O vídeo com Luiza Trajano, por exemplo, foi gravado em 2022. Na versão real, ela não anuncia venda de celulares — a versão alterada mudou a voz da empresária.
O Magalu informou serem falsos os vídeos que anunciam rompimentos com fornecedores, venda de produtos com preços irrealistas e leilão de mercadorias. Além disso, apesar de a companhia ter informado neste ano um erro contábil com impacto de R$ 322 milhões nos lucros, não houve pedido de falência. Em dezembro, inclusive, as ações tiveram valorização de 29,21%…
Veja a apuração completa no site Estadão Verifica