Falso: Vacinas contra a covid-19 foram testadas em humanos e este vídeo não prova o contrário

Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴

Trata-se de um vídeo viral que circulou em diversas redes sociais como ,o Facebook falsas declarações feitas a esse respeito pelo Ministro da Saúde , Guillermo Alfonso Jaramillo, e que alimentou a conspiração nas redes.

Num vídeo de pouco mais de 4 minutos, o ativista garante que os biológicos (referindo-se às vacinas) não foram testados em humanos. Isto seria supostamente respaldado por um documento do Instituto de Vigilância de Alimentos e Medicamentos (Invima) e do Ministério da Saúde, bem como pela “confissão” de uma diretriz do laboratório Pfizer em 2022. 

Ressalte-se que já verificamos diversas desinformações sobre este e outros temas no canal Cidadão Veeduría por la Verdad em “A criação de um comitê de especialistas não ‘prova’ que as vacinas anti-COVID-19 fazem mal ”, “ É É falso que a vacina da Pfizer contra a COVID-19 cause danos aos rins e que a Invima o tenha “reconhecido” e que “ os mosquitos de Bill Gates não ‘triplicaram’ os casos de zika, dengue e chikungunya em Antioquia ”. Mesmo em relação à minuta do novo Código Eleitoral, ela também espalhou falsidades, como informamos no cheque “ Falso, o novo Código Eleitoral não propõe cartórios ad hoc nem carteira de identidade digital obrigatória ”.

Este vídeo se tornou viral nas redes sociais. Após a sua publicação no início de dezembro, já atingiu mais de 1.600 visualizações e comentários como os seguintes: “é bom saber que a verdade é que há procura” (sic), “Chama-se Vacinas Experimentais..” (sic). ), “Tanto a esquerda como a direita foram cúmplices das medidas genocidas e liberticidas. Agora eles usam isso como arma política” (sic), “Eles se vendem para quem paga mais, até a mãe os vende por dinheiro e eles têm os pacientes como seu maior cofrinho para conseguir dinheiro” (sic)…

Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴