Apurado pelo site AAP 🇦🇺
Alega-se que o primeiro-ministro israelita acusou o Tribunal Penal Internacional (TPI) de “anti-semitismo” depois de o órgão ter alegado que o seu país tinha cometido crimes de guerra durante o actual conflito.
Isto é falso. Benjamin Netanyahu fez os comentários há quase três anos em resposta a uma decisão de 2021 do TPI. Embora o órgão judicial tenha afirmado que está a investigar alegações de crimes, não acusou Israel de crimes de guerra em Gaza.
Postagens ligando os comentários de Netanyahu de 2021 ao conflito atual apareceram no Facebook ( , ), bem como no X e no TikTok .
Muitas das postagens apresentam o texto: “Depois de assassinar mais de 17.000 pessoas em 2 meses, incluindo mais de 5.000 crianças e centenas de trabalhadores e equipes médicas das Nações Unidas, Netanyahu está indignado com a comunidade internacional e o Tribunal Penal Internacional por acusar Israel de guerra. crimes.”
A maioria aparece ao lado do vídeo ou fotos da transmissão de Netanyahu em 2021. Alguns também incluem imagens gráficas e vídeos de palestinos feridos e mortos.
“Quando o TPI investiga Israel por falsos crimes de guerra, isso é puro anti-semitismo”, diz Netanyahu no vídeo . “O tribunal estabelecido para prevenir atrocidades como o Holocausto nazista contra o povo judeu, tem agora como alvo o único estado do povo judeu.”..
Veja a apuração completa no site AAP 🇦🇺