Apurado pelo site Fato ou Fake
O Brasil não importa arroz do Paquistão. Desta forma, a informação não procede, diz em nota o Ministério da Agricultura e Pecuária. Mensagem falsa circulou em vários países e idiomas desde 2017. FATO ou FAKE relembra checagens que mais bombaram em 2023.
Circulou nas redes sociais em março deste ano uma mensagem que afirmava que um carregamento de arroz importado do Paquistão chegou ao Brasil com vírus. É #FAKE.
— Foto: g1
O g1 relembra, ao longo de dezembro, as histórias checadas pela equipe do FATO ou FAKE que mais bombaram em 2023. Acompanhe aqui.
A mensagem falsa que circulou sobre o arroz dizia: “Um funcionário da alfândega informou que chegou um carregamento de arroz e que não passou pelos padrões de saúde porque traz um vírus que só é visto no Paquistão. O arroz é de lá e um árabe “conseguiu” a liberação da mercadoria que já se encontra no mercado brasileiro. O arroz se chama “Dana” e a embalagem é azul e informa ser produzido no Paquistão. Produto altamente contaminado e já se encontra distribuído em supermercados. Compartilhe essa informação junto a seus familiares e amigos.”
Não é verdade que um carregamento de arroz do Paquistão chegou ao país com vírus, porque o Brasil não importa arroz do Paquistão. “O Brasil não importa arroz do Paquistão. Desta forma, a informação não procede”, diz em nota o Ministério da Agricultura e Pecuária…
Veja a apuração completa no site Fato ou Fake