Apurado pelo site Estadão Verifica
Integrantes da Ocupação Amarildo de Souza tentaram acampar em área do Rio Vermelho, mas acabaram expulsos; ação não foi organizada pelo MST
O que estão compartilhando: imagens de moradores do Bairro Rio Vermelho, em Florianópolis, em Santa Catarina, enfrentando com pedras e rojões ocupantes de uma área. Sobre as imagens, há duas legendas: “população expulsa invasores do MST” e “o povo trabalhador tem que se unir e expulsar mesmo. Não adianta ficar chorando para esse governo que não está nem aí com as pessoas”.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: está fora de contexto. A legenda que cita o governo dá impressão de que as imagens são atuais, mas elas foram gravadas há quase 10 anos, em 2014, quando integrantes da Ocupação Amarildo de Souza tentaram acampar em uma área do Bairro Rio Vermelho, mas acabaram expulsos por moradores. Apesar de ex-integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) terem participado, o movimento afirmou não ter vínculo com a ação, o que foi confirmado pela organização da ocupação.
O conteúdo foi compartilhado no Instagram e no TikTok e leitores sugeriram a checagem dele pelo WhatsApp do Estadão Verifica, (11) 97683-7490…
Veja a apuração completa no site Estadão Verifica