Verificado: Confira as declarações de Javier Milei e Patricia Bullrich durante entrevista com Mirtha Legrand

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

O Presidente da Nação, Javier Milei, e a Ministra da Segurança, Patricia Bullrich, deram entrevista no último sábado a Mirtha Legrand. Nesta nota, verificamos suas principais afirmações.
O Presidente da Nação, Javier Milei, e a Ministra da Segurança, Patricia Bullrich, deram entrevista no último sábado a Mirtha Legrand.

Milei disse que “a quantidade de emprego formal na Argentina está estagnada desde 2011”, o que é verdade. No entanto, ele também fez afirmações falsas sobre os indicadores sociais em comparação com 2001 e a posição do país no ranking dos mais ricos do mundo.

Por sua vez, Bullrich garantiu que “a Reuters tem 200 trabalhadores em todo o mundo, a Télam tem mais de 1.000”; um dado falso.

O Presidente da Nação, Javier Milei (La Libertad Avanza), e a Ministra da Segurança, Patricia Bullrich (PRO), deram uma entrevista no último sábado a Mirtha Legrand no programa “La Noche de Mirtha” , que é transmitido no El Canal Trece. Nesta nota, verificamos as principais frases.

Como explicamos nesta nota , embora os números da pobreza e da indigência estejam entre os mais elevados dos últimos anos, a situação em 2001 era ainda pior: a pobreza era de 45,6% e a indigência era de 14,6%, enquanto um ano depois, em Outubro de 2002, a pobreza atingiu 65,5% e a indigência 26,1%, segundo o Centro de Estudos Distributivos, Trabalhistas e Sociais (Cedlas) da Universidade Nacional de La Plata.

A taxa de desemprego também evoluiu da mesma forma que a pobreza e a indigência. Segundo dados alternativos elaborados pela consultoria Orlando Ferreres & Asociados , em 2001 o desemprego atingiu 17,4% e em 2002, após a crise social, subiu para 19,7%, o valor mais elevado da série iniciada em 1983…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷