Circula nas redes suposta foto da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, usando lingerie e segurando um cartaz defendendo a prostituição. É falso. Trata-se de uma ativista da Associação das Prostitutas de Minas Gerais que foi à Brasília para participar da posse de Lula em 1º de janeiro.
Apurado pelo site Lupa
Circula pelas redes sociais uma fotografia que supostamente mostra a primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, usando lingerie e segurando um cartaz com os dizeres “Puta também é gente. Aprosmig presente. Lula presidente”. Aprosmig é uma referência à Associação das Prostitutas de Minas Gerais. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
Evolução: De militante a primeira-dama. O Brasil virou um PUTEIRO!!”
A informação analisada pela Lupa é falsa. A mulher que aparece com roupas íntimas segurando um cartaz com os dizeres “Puta também é gente” não é a socióloga e primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja. Na realidade, trata-se da ativista Lucimara Costa, que concorreu ao cargo de vereadora em Ouro Preto (MG) pelo PCdoB em 2020. Por WhatsApp, Lucimara contou que a foto foi tirada no dia 1º de janeiro em Brasília, data em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomou posse. Ela decidiu ir ao evento na capital federal representando a Associação das Prostitutas de Minas Gerais (Aprosmig). No Instagram, a ativista publicou um vídeo do momento em que segura o cartaz com o palco do Festival do Futuro, realizado ao longo do dia 1º, ao fundo.
..