Falso: Governo não aumentou alíquota máxima do Imposto de Renda de 27,5% para 35%

Apurado pelo site Lupa

Circula pelas redes sociais uma mensagem de alerta sobre um decreto que aumentaria de 27,5% para 35% a alíquota máxima do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF). O texto também agrega mais uma afirmação, de que deputados irão receber R$ 6 milhões para votar uma reforma da Previdência que irá “cortar a aposentadoria”. É falso. 

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

IMPOSTO DE RENDA – Decreto que aumenta de 27,5 para 35% , a aliquota do Imposto de Renda. – Este reajuste atinge diretamente a classe média. – Sem querer cortar gastos, o governo com sua exuberante incompetência, quer como sempre, repassar para a populacão. – Assim é moleza, roubam, administram mal, e nos dão a conta para pagar. Passe adiante (…)

Não há nenhum decreto editado recentemente pelo governo federal que altere as alíquotas do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF). A alíquota máxima continua sendo de 27,5%, conforme previsto em lei federal — ou seja, o governo não pode alterar esses valores por meio de decreto. A mensagem analisada já havia sido desmentida em 2017 e voltou a circular este ano…

Veja a apuração completa no site Lupa