Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que os preços dos alimentos vão subir nos próximos meses. Um vídeo enganoso que circula nas redes sociais usa trecho de pronunciamento feito pelo petista em 2020, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), como crítica à gestão do adversário.
Publicações com o vídeo fora de contexto circulam desde maio deste ano no TikTok. Até a tarde desta quinta-feira (14), somavam mais de 590 mil visualizações no Instagram.
Um vídeo em que Lula fala sobre aumento no preço de alimentos circula fora de contexto nas redes para dar a entender que é recente. A gravação original foi publicada no dia 16 de outubro de 2020, data que marca o Dia Mundial da Alimentação, nos canais da Rede TVT, emissora mantida por sindicatos da região do ABC Paulista ligados ao PT. Na época, Lula gravou o pronunciamento para criticar o crescimento do número de brasileiros vivendo em insegurança familiar ocorrido nos dois primeiros anos de mandato de Bolsonaro.
O trecho descontextualizado usa como se fosse atual a fala de Lula sobre o aumento do preço de alimentos como arroz, feijão e leite entre janeiro e outubro de 2020, com uma previsão sobre falta de alimentos nos supermercados. “Tudo indica que os preços continuarão subindo nos próximos meses”, diz…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos