Falso: Não, a vacina contra a gripe não contém grafeno e não é ‘obrigatória para todos’, como afirma este vídeo viral

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

As vacinas contra a gripe são seguras e o grafeno não está entre os seus componentes, como este meio já verificou noutras ocasiões.
Circula nas redes sociais um vídeo da dentista Liliana Zelada Ruck, da Bolívia, que supostamente afirma ter encontrado óxido de grafeno na vacina trivalente contra a gripe que é aplicada naquele país.

No entanto, isso é falso. As vacinas contra a gripe são seguras e o grafeno não está entre os seus componentes, como este meio já verificou noutras ocasiões.

Além disso, o instrumento utilizado para supostamente detectar o grafeno em uma amostra não é correto, pois é impossível definir a composição química do que está sendo observado.

Circula nas redes sociais um vídeo em que uma mulher, que se apresenta como “Dra. Liliana Zelada Ruck”, supostamente diz ter encontrado “óxido de grafeno na vacina contra a gripe” e garante que as doses “são aplicadas compulsoriamente”.

No entanto, isso é falso. Como este meio já verificou em outras ocasiões (veja aqui, ), as vacinas não contêm grafeno entre seus componentes, que são públicos. Todas as vacinas aprovadas na Argentina são seguras e eficazes como comprovam as milhares de doses aplicadas no mundo, praticamente sem ser registradas a> efeitos adversos graves

O vídeo no Facebook foi compartilhado mais de 23 mil vezes e recebeu mais de 13 mil curtidas, segundo dados fornecidos pela própria rede social…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷