Falso: É falso discurso contra muçulmanos atribuído à ex-primeira-ministra da Austrália Julia Gillard

Apurado pelo site Lupa

Circula nas redes sociais uma mensagem afirmando que a primeira-ministra australiana, Julia Gillard, teria feito um discurso contra os muçulmanos. No texto, ela afirma que aqueles que seguem essa religião e moram na Austrália ou migraram para lá devem se acostumar com as leis nacionais ou deixar o país. É falso.

Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

A primeira-ministra australiana, Julia Gillard, deveria se tornar rainha do mundo. O que ela disse requer muita coragem e confiança: “Os muçulmanos que exigem a lei Sharia foram convidados a deixar a Austrália até quarta-feira, pois a Austrália considera os muçulmanos fanáticos como terroristas. […] Todos os muçulmanos que emigraram de outro país para a Austrália terão de adaptar-se e mudar para o nosso país e não esperar que mudemos para eles. Se eles não puderem fazer isso, preferiríamos que deixem a Austrália. […] Por favor, NÃO leia o Alcorão nem reze em nossas escolas, escritórios ou locais públicos. Você pode fazer isso no conforto da sua casa ou na mesquita, o que não nos importaremos. “Se você tiver qualquer problema com nossa bandeira ou hino nacional, nossa religião ou modo de vida, por favor, deixe a Austrália imediatamente e nunca mais retorne.”Primeira-ministra australiana Julia Gillard

Julia Gillard jamais fez o discurso que circula nas redes sociais. Não existe nenhum registro nos buscadores Google, Bing e DuckDuckGo de que as afirmações do post foram publicadas por qualquer site oficial ou veículo de imprensa. A mensagem circula nas redes sociais há anos e já foi desmentida por veículos estrangeiros. Além disso, ao contrário do que alega o post, Gillard não é mais a primeira-ministra da Austrália. Ela deixou o posto em 2013, há dez anos…

Veja a apuração completa no site Lupa