Apurado pelo site Lupa
Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra um homem usando um colete verde fluorescente que prende à força um menino no chão. A legenda diz que ele seria um policial israelense estrangulando uma criança palestina até a morte. O caso teria acontecido “no sábado” em frente à embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
Um criminoso policial israelense estrangula uma criança palestina até a morte no sábado, durante uma manifestação em frente à embaixada americana em Jerusalém. Enquanto estrangulava o menino, ele pronunciou a “palavra do martírio” antes de sua morte. Apesar das inúmeras tentativas de grupos de enviar este vídeo para o Youtube, ele… Foi sistematicamente removido e Foi removido do Google, Facebook e YouTube. Por favor, distribua este vídeo para que chegue a todas as mídias
O vídeo de um segurança que prende violentamente uma criança foi filmado na Suécia em 6 de fevereiro de 2015, não em Israel em 2023. Não há, portanto, nenhuma relação com o conflito que ocorre com o Hamas. A gravação mostra um menino de 9 anos sendo contido por seguranças da estação ferroviária da cidade de Malmo, na Suécia…
Veja a apuração completa no site Lupa