Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que um vídeo mostra um repórter argentino explicando ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que ele não poderia aparecer em foto oficial com o presidente argentino Javier Milei por não ocupar mais a função de chefe de Estado. O registro que circula nas redes foi gravado em Brasília em 2020 e mostra um imigrante haitiano confrontando o então mandatário brasileiro. Relatos na imprensa, no entanto, dão conta de que Bolsonaro de fato foi impedido de aparecer em foto oficial durante a posse de Milei no último domingo (10).
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 21 mil curtidas no Instagram até a tarde desta segunda-feira (11). As peças de desinformação circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).
Um vídeo gravado em março de 2020 que mostra um imigrante haitiano criticando Bolsonaro tem circulado nas redes como se fosse recente e registrasse um diálogo entre o ex-presidente brasileiro e um repórter argentino durante a posse de Javier Milei no último domingo (10). De acordo com as peças de desinformação, o jornalista estaria explicando a Bolsonaro que ele teria sido impedido de aparecer em foto oficial com Milei porque não ocupava mais o cargo de chefe do Executivo.
No vídeo, gravado em frente ao Palácio do Alvorada, o homem critica Bolsonaro por ter comparecido a manifestações durante o surto de Covid-19. “Você não é presidente mais. Precisa desistir. Você está espalhando o vírus e vai matar os brasileiros!”, disse ele na ocasião…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos