Falso: Declaração falsa de Milei ameaça calote a empréstimo que Brasil nunca fez à Argentina

Apurado pelo site Aos Fatos

É falso que o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, afirmou que seu governo não tem “responsabilidade alguma” sobre uma soma de US$ 1,2 bilhão supostamente emprestada pelo Brasil à gestão de seu antecessor, Alberto Fernández. Além de não existir registro público de fala semelhante atribuída ao político, o empréstimo citado também não foi feito pelo governo brasileiro: a Argentina, na realidade, recebeu dinheiro do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) e já quitou sua dívida. Ou seja, são dois conteúdos desinformativos circulando juntos.

Posts que disseminavam a declaração falsa acumulavam mais de 1.000 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta terça-feira (5). As peças de desinformação circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Não há registros públicos de que Javier Milei tenha dito que não iria devolver o dinheiro supostamente emprestado pelo Brasil à gestão de Alberto Fernández. Aos Fatos não encontrou nenhuma declaração semelhante em entrevistas ou nas principais redes sociais do presidente eleito (X, Facebook e Instagram).

A cifra citada também não corresponde a um empréstimo do Brasil à Argentina, como fazem crer as peças de desinformação. Na verdade, o montante de US$ 1 bilhão foi repassado em julho deste ano pelo CAF — instituição internacional composta por 21 países e 13 bancos privados que tem como objetivo promover o desenvolvimento da América Latina. A dívida foi quitada no mês seguinte…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos