Falso: Vídeo que mostra Nicolás Maduro sendo hostilizado em desfile é de 2017, não recente

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é atual um vídeo que mostra um grupo de pessoas atirando objetos contra o ditador venezuelano Nicolás Maduro durante um desfile em carro aberto. Diferentemente do que fazem crer publicações nas redes, a reportagem foi exibida por um telejornal colombiano em 2017 e registra uma cena ocorrida durante uma comemoração nacional. Maduro não foi ferido.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 2.000 curtidas no Instagram e milhares de visualizações no Kwai até a tarde desta quinta-feira (7).

Publicações enganam ao compartilhar como se fosse atual uma reportagem exibida em abril de 2017 pelo telejornal colombiano Red+ Noticias e que mostra um grupo de pessoas atirando ovos, tomates e até pedras contra Nicolás Maduro. O vídeo mostra uma cena ocorrida durante o desfile de comemoração do bicentenário da Batalha de San Félix, que fez parte do processo de independência da Venezuela. Maduro não se feriu. De acordo com informações não confirmadas pelas autoridades do país, ao menos cinco pessoas foram presas.

Em busca na imprensa, Aos Fatos não encontrou qualquer reportagem recente que tenha noticiado agressões contra Maduro…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos