Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Está circulando nas redes sociais um vídeo que mostra um drone soltando esferas que incendiam pequenas áreas de pastagens. A publicação afirma que esses drones “são os que serviram para atear fogo na Amazônia, entre outros territórios do planeta”. No entanto, isso é falso, pois os dispositivos são usados pelos bombeiros para criar um tiro pela culatra.
Está circulando nas redes sociais um vídeo que mostra um drone soltando esferas que incendiam pequenas áreas de pastagens. A publicação afirma que esses drones “são os que serviram para atear fogo na Amazônia, entre outros territórios do planeta”.
No entanto, isso é falso, pois os dispositivos são usados pelos bombeiros para criar um tiro pela culatra. Ou seja, queimar com segurança uma faixa de terreno para evitar que o fogo que você está tentando controlar se expanda.
O Serviço Florestal do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos explica em seu site os diferentes usos dos drones para controlar incêndios.
Um vídeo que supostamente mostra “drones iniciando incêndios” está circulando nas redes sociais. Na sequência é possível ver um drone carregado com esferas que são lançadas do ar sobre um campo e que produzem uma chama ao entrar em contato com o solo.
De acordo com a história que acompanha as imagens, estes dispositivos são “para queimar grandes áreas de terra” e “num único voo podem queimar até 75 hectares de terreno florestal”. E acrescenta: “[Os globalistas] estão incendiando tudo. “É assim que queimam a Amazónia, é assim que queimam a Austrália, é assim que provocam os incêndios em Espanha, França e Portugal.”
No entanto, isto é falso, uma vez que a função do drone é impedir a propagação de incêndios, e não causá-los, como afirma o vídeo viral…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷