Verificado: Falso que a Pfizer tentou esconder efeitos adversos da vacina, eles são públicos desde 2021

Apurado pelo site Animal Politico 🇲🇽

Desde 2021, quando as vacinas COVID foram aprovadas e divulgadas, também foram publicados os documentos correspondentes dos efeitos adversos observados nos estudos. Em 18 de maio de 2021, o FDA publicou a descrição da vacina Comirnaty, especificando os efeitos adversos observados e a frequência com que cada uma é ou poderia ser administrada.

Um tweet em Isso é desinformação, pois sempre foram públicas e foram atualizadas ao longo do tempo, a última atualização da Pfizer é de 11 de setembro de 2023.

Para que uma vacina ou tratamento seja aprovado por uma instituição como a Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos ou a Agência Europeia de Medicamentos (EMA), é obrigatório que esta monitorize e publique os efeitos adversos, como explica o Dr. Carlos Sanders. • Velez, especialista em farmacologia, para El Sabueso. 

Além disso, a monitorização deve continuar durante cinco anos e os documentos devem ser actualizados regularmente para incluir novos efeitos adversos registados. Aqui pode consultar as diferentes versões dos documentos da FDA, e aqui as versões da EMA.

O médico esclareceu que todos os medicamentos e vacinas apresentam efeitos adversos.

“Se um dia você estiver procurando por paracetamol, por exemplo, você encontra o resumo com todos os efeitos adversos, porque ele os tem.”..

Veja a apuração completa no site Animal Politico 🇲🇽