Falso: É falso que Agência Europeia de Medicamentos desqualificou vacinas de RNA em comunicado

Apurado pelo site Lupa

O médico Roberto Zeballos compartilhou um vídeo em suas redes em que afirma que a Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla me inglês) ‘surpreendeu’ parlamentares europeus com um comunicado que traz conclusões que desqualificam as vacinas de RNA mensageiro (mRNA) para Covid-19. Segundo o médico, a EMA reconheceu que não há indicação em imunizar pessoas com menos de 60 anos. “Inclusive que jamais indicaria para jovens por uma questão muito simples. A proteína Spike é tóxica”, diz Zeballos. As informações são falsas.

O post compartilhado por Zeballos segue com um link de uma conferência de imprensa, de 21 de novembro deste ano, que teve a participação dos deputados do Parlamento Europeu Marcel de Graaff e Joachim Kuhs, além de médicos. No vídeo, as autoridades trazem as informações que receberam da EMA sobre a vacina da Covid-19 – entretanto com interpretações que destoam do documento original. A Agência AFP também fez checagem similar sobre o conteúdo falso. 

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

Essa agência de liberação de medicamentos na Europa disse que não tem indicação em você imunizar pessoas com menos de 60 anos..

Veja a apuração completa no site Lupa